Brinquedos indígenas: conheça os 7 itens mais populares!

Os brinquedos indígenas são simples, divertidos e confeccionados de forma artesanal nas tribos. Leia a matéria e descubra quais são os 7 itens mais populares entre as crianças.

Os povos indígenas, especialmente os mais isolados, não se divertem com videogame ou celulares. Nas aldeias, as crianças costumam se entreter com brincadeiras e brinquedos tradicionais.

Há uma variedade de brinquedos que foram inventados pelos índios e fazem sucesso até hoje com a criançada, como é o caso do arco e flecha e do chocalho. Também há itens que são desconhecidos pela maioria dos brasileiros, como é o caso do instrumento musical Kabuletê.

Brinquedos indígenas que fazem sucesso entre as crianças

Selecionamos os brinquedos indígenas mais populares do Brasil, que divertem as crianças até hoje. Confira:

1 – Arco e flecha

O arco e flecha é um armamento típico das tribos indígenas. Ele é composto por um arco de madeira amarrado com tiras de cipó. Ele proporciona condições para atirar uma flecha.

2 – Pião

O pião é um verdadeiro clássico entre os brinquedos antigos e tem uma versão indígena bem interessante. O brinquedo é confeccionado com a fruta yua’apong e varinha de bambu. A fruta do tucum também costuma ser usada como matéria-prima em alguns povos.

3 – Peteca

Cada etnia indígena confecciona um tipo diferente de peteca. Todos os modelos, no entanto, possuem uma base pesada e penas na ponta, que deixam o brinquedo mais bonito e garantem estabilidade no ar. O desafio das crianças é impulsionar a peteca com a palma da mão.

4 – Kabuletê

Os instrumentos musicais dos índios divertem as crianças, como é o caso do Kabuletê. Esse item nada mais é do que um tambor preso a uma haste de madeira com barbantes nas laterais. Ele tem sementes no seu interior, por isso emite som.

5 – Bilboquê

O bilboquê ganhou várias versões com materiais recicláveis, mas ele nasceu mesmo entre as tribos indígenas. O brinquedo nada mais é do que uma bola, presa com barbante a uma vareta de madeira. O desafio é acertar o buraco da bola na ponta da vareta, sem utilizar as mãos.

6 – Maracá

Maracá é o nome dado ao chocalho indígena, um dos brinquedos mais populares entre as crianças. Esse item normalmente é feito com cabaça e conta com sementes no seu interior para fazer barulho.

7 – Zarabatana

Esse instrumento normalmente é utilizado para caçar, mas também serve como brinquedo. Trata-se de uma vara oca que possui uma flecha interna. Essa flecha é impulsionada para frente com um sopro.

E aí? Gostou dos brinquedos indígenas? Tem algum item que fez parte da sua infância? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *