Literatura infantil: confira os 12 livros mais indicados para crianças

Você está em busca de bons títulos de literatura infantil? Pois saiba que nas livrarias é possível encontrar milhares de obras incríveis. Confira os 12 livros mais indicados para crianças, ou seja, perfeitos para compor a biblioteca do seu filho, neto, sobrinho ou afilhado.

O hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Seja na escola ou em casa, os livros infantis apresentam lições de vida, divertem e estimulam a imaginação durante a infância.

12 Livros mais indicados para crianças

Confira a seguir uma seleção com os livros mais indicados para crianças:

1 – Diário de um Banana

A coleção “Diário de um Banana” é composta por nove livros que prendem a atenção das crianças, especialmente aquelas com idade entre 7 e 10 anos. As obras narram as aventuras que o menino Greg vive ao lado da família e dos amigos. As ilustrações presentes nas páginas deixam a história ainda mais interessante.

2 – Destrua este diário

Você quer surpreender a criança com um livro diferente? Então presenteie com o título “Destrua este diário”. A obra, escrita por Keri Smith, convida o pequeno leitor para anotar ideias, memórias e tantos outros registros do cotidiano. Este livro proporciona muito mais do que uma simples leitura. Na verdade, ele serve de estímulo para a criatividade.

3 – Menina Bonita do Laço de Fita

A escritora Ana Maria Machado tem ótimos livros infantis, que são trabalhados nas escolas e fazem sucesso de vendas nas livrarias. Um título muito procurado é o “Menina Bonita do Laço de Fita”. Trata-se de uma história leve, delicada e muito divertida.

4 – Tudo bem ser diferente

As crianças devem aprender a conviver com as diferenças desde cedo, por isso é importante apresentar a elas o livro “Tudo bem ser diferente”, escrito por Todd Parr. De forma simples e divertida, o autor americano transmite uma bonita mensagem sobre diversidade.

5 – O que tem dentro da sua fralda

 

Essa obra, escrita por Guido Van Genechten, é um dos livros mais indicados para crianças nos primeiros anos de vida. Ele tem uma proposta bem lúdica, que motiva as crianças a explorar o que tem dentro da própria fralda. A obra é uma excelente opção para divertir os pequenos e ajudar no desfralde.

6 – O livro da Família

Através de frases curtas, desenhos e cores fortes, Todd Parr apresenta para as crianças as diferentes formas de família. O livrinho aborda temas polêmicos como adoção e diferenças raciais de uma forma bem natural e leve.

7 – Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias

Esse livro infantil, escrito por Ruth Rocha, conta a história de Marcelo, um menino que adora criar palavras novas. Também mostra a importância da amizade na vida das crianças.

8 – O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho é um verdadeiro clássico da literatura infantil. A obra, escrita por Ziraldo, narra as aventuras de um garoto alegre, divertido e que adora criar novas brincadeiras.

9 – O Livro dos Sentimentos

Falar sobre sentimentos com as crianças não é nada fácil. Uma forma de simplificar essa tarefa é usando este livro, escrito por Todd Parr. A obra aborda, de maneira leve e lúdica, os sentimentos que são contraditórios e confusos na infância.

10 – A Bela e a Fera

Antes de levar o seu filho para assistir o filme “A Bela e a Fera”, que tal apresentar a ele o conto de fadas através de um livrinho? Já existe nas livrarias uma edição oficial do filme, escrita por Elizabeth Rudnick.

11 – Maria vai com as outras

O livro conta a história da Ovelha Maria, uma verdadeira “maria vai com as outras”. A sua vida muda quando ela descobre o seu próprio caminho. A obra foi escrita por Sylvia Orthoff e apresenta importantes lições para as crianças.

12 – Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola

A sua filha não gosta de ir para a escola? Então chegou a hora de ler para ela “Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola”. O livro retrata a história de Malala Yousafzai, uma adolescente paquistanesa que lutou muito em defesa da educação feminina.

E aí? Você conhece outros títulos de literatura infantil que merecem ser recomendados? Deixe um comentário com a sua sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *