Brinquedos recicláveis fáceis de fazer: passo a passo de 5 ideias

Os brinquedos recicláveis fáceis de fazer são uma excelente forma de economizar um bom dinheiro e além disso estimular muito a criatividade dos seus filhos.

Afinal de contas, por que gastar com mais uma boneca ou caminhãozinho se você pode sentar junto dos pequenos e ajudá-los a construir seus próprios brinquedos?

O avião de garrafa é um dos brinquedos recicláveis fáceis de fazer. (Foto: Divulgação)
O avião de garrafa é um dos brinquedos recicláveis fáceis de fazer. (Foto: Divulgação)

Além de econômicos e criativos, os brinquedos recicláveis também melhoram o relacionamento dos seus filhos com a natureza, ensinando-os que muito do material que vai para o lixo tem potencial para ser reutilizado.

5 Brinquedos recicláveis fáceis de fazer

Confira um conteúdo especial preparado pela nossa equipe sobre 5 brinquedos recicláveis que levarão muita alegria e irreverência para dentro da sua casa!

1 – Aviões e foguetes

Aviões e foguetes têm potencial para encantar meninos e meninas. Além disso, ainda podem ser grandes protagonistas de guerras e diversas outras aventuras imaginárias.

Construir um avião reciclável é bastante simples: tenha em mãos um prendedor (que servirá como base do brinquedo), alguns palitos de sorvete (que formarão asas e demais adereços) e cola.

Depois é só pintar e começar a diversão! Inspire-se com a imagem abaixo:

Aviãozinho com prendedor. (Foto: Divulgação)
Aviãozinho com prendedor. (Foto: Divulgação)

Você também pode fazer um foguete reciclável. Para isso, utilize uma garrafa de detergente como base e decore-a com papel colorido. Veja:

brinquedos-reciclaveis-faceis-de-fazer-5-ideias-3
Foguete com embalagem de detergente. (Foto: Divulgação)

2 – Damas

E já que estamos falando em brinquedos recicláveis fáceis de fazer, que tal utilizar um quadrado de madeira (ou papelão) e algumas tampinhas de garrafa PET para montar um belo tabuleiro de damas?

Além de ser muito divertido, o jogo ainda serve para estimular a atividade cerebral das crianças!

brinquedos-reciclaveis-faceis-de-fazer-5-ideias-4
Jogo de dama com tampinhas. (Foto: Divulgação)

3 – Barquinhos

Seja na pia, no tanquinho, no balde ou em uma banheira, qual criança não gosta de imaginar grandes aventuras em alto-mar? A notícia boa é que você pode fazer barquinhos recicláveis de maneira incrivelmente simples e rápida.

Em primeiro lugar, decore um espeto com alguns papéis coloridos (o espeto representará o mastro e os papéis representarão a bandeira do navio).

Depois espete-o em uma caixinha vazia de 200 ml de suco e pronto: o seu brinquedo reciclável está pronto para o combate!

Barquinhos recicláveis. (Foto: Divulgação)
Barquinhos recicláveis. (Foto: Divulgação)

4 – Pedalinho para bonecas

Se o que você está buscando são ideias para brinquedos recicláveis e fáceis de fazer para garotas, então esta pode ser uma excelente opção.

Você vai precisar de duas garrafas PET médias, uma tesoura e alguns pedaços de fita adesiva. Retire o rótulo das garrafas e utilize as fitas para juntar uma à outra, como na imagem abaixo. Depois disso é só fazer os furos na parte de cima das garrafas (por onde as bonecas serão encaixadas) e pronto!

Pedalinho com garrafas PET. (Foto: Divulgação)
Pedalinho com garrafas PET. (Foto: Divulgação)

5 – Jogo da velha

Você quer mais diversão em matéria de brinquedos recicláveis fáceis de fazer do que transformar um pedaço de isopor em um criativo jogo da velha? Basta arranjar uma bandejinha de isopor e colar algumas fitas adesivas em formato de jogo da velha sobre ela.

Depois disso, é só encontrar algumas tampas de garrafa PET de duas cores diferentes e pronto: a diversão não terá hora para acabar!

Jogo da Velha com bandeja de isopor e tampinhas. (Foto: Divulgação)
Jogo da Velha com bandeja de isopor e tampinhas. (Foto: Divulgação)

E aí? Você tem mais ideias de brinquedos sustentáveis? Deixe um comentário com a sua dica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *