Foguete Reciclável: Passo a Passo de Como Fazer

O foguete reciclável é uma forma muito prática e barata de divertir-se junto com seus filhos, sobrinhos, netos ou quaisquer outras crianças.

Quando pensamos nesse tipo de brinquedo, diversos modelos podem vir à nossa cabeça. Alguns mais simples, outros mais complexos… No texto de hoje, decidimos unir as duas coisas! Você vai aprender uma maneira simples de fazer um foguete reciclável — mas que decola de verdade!

É isso mesmo! Com a ajuda de uma bomba de ar e mais alguns elementos nós o faremos voar bem alto… Preparado? Então vamos lá!

Passo a passo do Foguete Reciclável

Então, sem mais delongas, vamos ao passo a passo do foguete reciclável:

1 – Nariz do foguete

Vamos começar com um passo simples. Pegue um papel colorido e enrole-o de modo a formar um cone.

A cor não importa muito — isso porque, logo depois, você precisará encapar a parte externa do cone com fita isolante. Isso é feito para deixar a peça mais sólida e resistente à água.

2 – Corpo

O corpo do nosso foguete reciclável será nada mais que uma garrafa pet. Se quiser, você pode pintá-la. Depois disso, cole o cone na parte de baixo da garrafa. Você pode utilizar cola ou uma fita isolante.

3 – Estabilizadores

Os estabilizadores do foguete (aqueles triângulos que sustentam o corpo do objeto), ao contrário do que você deve estar pensando, não são puramente decorativos.

Eles precisam equilibrar o foguete, por isso você tem que caprichar e fazer todos em ângulos retos. Procure deixar todos os 3 triângulos do mesmo tamanho. Eles podem ser feitos de papelão.

Depois disso, faça pequenas “abas” nessas peças e cole-as na parte de cima da garrafa.

4 – Lastro

O lastro nada mais é que um material que sirva para dar peso ao foguete. Você pode fazer isso com massinha ou argila. Envolva o material ao redor da tampinha da garrafa e mantenha-o preso com fita isolante.

5- Toques finais

Depois disso, você colocará 1 litro de água na garrafa e arranjará uma rolha para tampá-la.

Ainda não tampe. Antes você precisará furar a rolha com uma válvula de bomba de bicicleta (sim, você precisará de uma bomba para fazer sua criação decolar!).

Já fez o furo? Agora sim pode encaixar a rolha (com a ajuda de um alicate, se necessário).

Depois disso, coloque a válvula na rolha novamente, encaixe a bomba e prepare sua base com 2 pedaços de isopor (como na imagem).

6 – Lançamento

Agora o momento mais aguardado de todos! Vá para uma área externa e comece a bombear o ar.

Importante: mantenha certa distância do foguete durante o processo.

Quando a válvula já não aguentar a pressão, o foguete subirá bem alto, fazendo com que toda a água saia da garrafa… Prepare-se para se molhar um pouco!

E aí, o seu foguete reciclável acabou dando certo? Escreva um comentário abaixo… Adoraríamos saber se realmente conseguimos ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *